- Área: 3950 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: REFAX
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura MM18 foi o responsável pelo projeto da Seção de Combate a Incêndios (SCI) do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com o objetivo de preparar o posto de combate de incêndio para eventualidades com aviões de grande porte, como o Airbus A380, e para receber caminhões e equipamentos de última geração, o novo espaço fica em frente à pista principal do Aeroporto.
Maior aeroporto em movimento do Hemisfério Sul, por onde passam cerca de 40 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos opera em nível de prevenção contra incêndio categoria 10 - o maior nível previsto em âmbito mundial. O programa conta com sala de estudos, biblioteca, escritório, academia, área de descanso, refeitório, estacionamento para todos os caminhões dos bombeiros, uma torre e um pátio central onde os bombeiros fazem treinos ao ar livre, também disponível para primeiros socorros.
Além disso, uma área de reabastecimento dos caminhões está posicionada embaixo do cilo. O projeto teve rápida execução, é todo feito em estrutura metálica e fechado em placa cimentícia, com destaque para a cor vermelha nos pisos e paredes, e também previu uma rua nova entre o prédio e o aeroporto, resolvendo os fluxos.
A versatilidade e a paixão pela cidade norteiam o trabalho do MM18 Arquitetura, escritório comandado pelos arquitetos e urbanistas Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira. Com projetos de diversas escalas e programas – da intervenção urbana, retrofit de galpões a restaurantes, lojas e corporativos – o MM18 busca entender, a cada projeto, as peculiaridades e o potencial dos locais de intervenção para chegar ao melhor conceito, funcionalidade e identidade.
Fundado em 2008, traz em seu DNA a cidade de São Paulo como referência empírica, tanto no campo projetual como no cotidiano. Essa referência pode ser vista na linguagem arquitetônica que imprime aos projetos, que com flexibilidade e dedicação são pensados para minimizar os riscos que ocorrem durante o processo construtivo, unindo criatividade e lógica para elaborar projetos únicos.